Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

22 julho 2015

6 alimentos que fazem seu fígado mais saudável

É bem provável que você nem se lembre de muito dele, porém fique sabendo que o fígado é um dos órgãos mais complexos do corpo e merece muito cuidado. Com mais de 200 funções, ele trabalha como um filtro, eliminando tudo o que é tóxico no organismo – percebeu a importância? Sem ele funcionando direito, nada no nosso corpo trabalhará adequadamente.

Quando exageramos no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, o fígado fica sobrecarregado e precisa de uma desintoxicação. O problema é que, não existe um alimento milagroso em uma quantidade determinada que promova a limpeza do fígado.

Alimentos que fazem bem para o fígado
Há alguns alimentos que ajudam a desintoxicá-lo, porém não basta apenas consumi-los e se achar no direito de exagerar no consumo de álcool e gorduras. Para “limpar” o fígado é necessário moderação, fazer refeições leves várias vezes ao dia e praticar exercícios físicos com regularidade.

Os alimentos “detox” precisam ser consumidos de forma habitual em sua rotina alimentar. Use frequentemente os alimentos abaixo listados, aliado a uma alimentação balanceada e sinta todos os benefícios.

1. Abacaxi
O destaque do abacaxi é uma potente enzima chamada bromelina, que auxilia na digestão – por isso que muitas pessoas a usam para amolecer a carne de churrasco – e ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

Recomenda-se fazer combinações de suco de abacaxi com hortelã ou outras frutas, para potencializar ainda mais o efeito sobre o fígado e todo o corpo.

2. Própolis
O extrato de própolis, que é obtido a partir das abelhas, é facilmente encontrado em farmácias. Ele contém substâncias chamadas bioflavonoides, que estão ligadas a uma melhora da função do fígado. Elas ajudam a acelerar a desintoxicação do organismo, combatendo as células tumorais no fígado.

Leia as instruções de consumo de acordo com o tipo de própolis que você comprou o que pode variar de uma colher de chá a uma quantidade específica de gotas de acordo com a idade da pessoa.

3. Maçã
Uma singela maçã pode fazer toda a diferença no trabalho do fígado, isso porque ela contém uma substância chamada pectina, uma fibra solúvel que ajuda na diminuição da taxa de colesterol e facilita a digestão de gorduras pelo organismo. Essa fibra “se agarra” nas células de gordura e as leva embora do nosso corpo, impedindo que fiquem acumuladas no fígado.

4. Gengibre
Esse alimento é considerado um tônico para o fígado, ajudando na secreção da bile, que é feita pela vesícula biliar, e com isso, a digestão de gorduras é mais eficiente, evitando a sobrecarga do fígado. Você pode consumir o gengibre cru, ralando um pouco em cima do seu prato no almoço e no jantar.

5. Água
A água é o combustível para o fígado trabalhar. Quando álcool e gorduras entram no nosso organismo, eles transformam-se em substâncias tóxicas que sobrecarregam o trabalho do fígado. A água é fundamental para ajudar a eliminar essas toxinas. Além disso, o fígado é responsável por produzir a bile, (ou suco biliar) que atua na digestão de gorduras como se fosse um detergente. O órgão produz entre 800 ml a um litro de bile por dia e, sem água, isso não será possível.

Tenha sempre uma garrafinha de água com você durante o dia e, quando beber álcool, procure intercalar com goles de água e evitar exageros. É verdade que o álcool é líquido, mas ele é muito diurético e acelera a desidratação do organismo. Por isso, água, sucos, chás e água de coco para recuperar o que o seu corpo perdeu com o consumo de bebidas alcoólicas.

6. Frutas vermelhas
Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes que ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado.

Invista também em outros alimentos que contenham vitamina A, vitamina E e outros antioxidantes, como cenoura e tomate.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo