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08 maio 2015

Vitaminas do complexo B: conheça os seus benefícios

Foto: iStock, Getty Images
Para manter de maneira saudável as funções do metabolismo energético o nosso organismo conta com grandes aliadas: as vitaminas do complexo B. Por não fazermos reservas desse composto essencial para o bom funcionamento do corpo, é necessário suprir essa carência diariamente por meio da alimentação ou de suplementos específicos.

 O complexo B é formado por nove vitaminas hidrossolúveis. Conheça as vitaminas do complexo B, os benefícios que essas trazem ao organismo e em que alimentos encontrar o complemento necessário para repor essa vitamina tão importante para o corpo.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B
De maneira geral, para suprir a carência de vitaminas do complexo B no organismo, os alimentos mais indicados são banana, carnes, miúdos como fígado ou rim, vegetais verdes e folhosos como couve ou espinafre, cereais e ovos. 

Conheça quais são as vitaminas que formam o complexo B e seus benefícios para o organismo.
 Vitamina B1
É encontrada no levedo de cerveja, carne, fígado, ovos queijos, sementes, cereais integrais e vegetais verdes e folhosos. Auxilia no gasto de energia e regula o metabolismo dos carboidratos.

Vitamina B2
Está presente em carnes, vísceras, legumes e leite. Ajuda no aproveitamento de proteínas e açucares provenientes da alimentação.

Vitamina B3
Presente em peixe, carnes, aves, levedo e fígado. Transforma a gordura corporal em açúcar para gerar energia ao indivíduo.

Vitamina B5
Encontrada na batata doce, melaço, abacate, lentilha, atua na regulação do metabolismo de gorduras.

Vitamina B6
Está presente em carnes em geral. Ovos e leguminosas são as principais fontes. Ajuda na produção de anticorpos, células vermelhas do sangue e enzimas responsáveis pelo metabolismo das proteínas e gorduras.

Vitamina B7
Principal fonte é a banana, carnes, rim, fígado, levedura e gema de ovo. Ajuda a melhorar o metabolismo.

Vitamina B9
É encontrada no gérmen de trigo, levedura, fígado, vegetais de folha escura, leite e ovos. Muita indicada para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar. Serve para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

Vitamina B12
Presente na carne, fígado, leite, queijo e ovos. Contribui na formação do sangue.

Principais sintomas da falta de vitamina B
A falta de vitaminas do complexo B no organismo desencadeia uma série de sintomas. Cada uma das vitaminas do complexo possuem alguns problemas específicos pela sua ausência mas os principais são:
  • Cansaço
  • Depressão
  • Irritabilidade sem motivo aparente
  • Alterações do sono
  • Perda de apetite
  • Anorexia
  • Insuficiência cardíaca
  • Náuseas
  • Aspereza na língua (cor mais escura ou mais vermelha do que o normal)
  • Diarreia
  • Dormências nas pernas e pés
  • Tremores
  • Dor de cabeça.
Nas mulheres grávidas, a carência das vitaminas do complexo B nas primeiras semanas de gestação pode ter como principal consequência para o bebê a malformação de órgãos, como a medula e cérebro.

Benefícios das vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B são a principal causa de uma boa saúde mental. Elas combatem a depressão, protege o fígado e o sistema nervoso contra várias doenças. Além disso ajudam a manter a saúde da pele, crescimento do cabelo e ainda regulam o apetite.

Uma das funções mais curiosas das vitaminas do complexo B é evitar picadas de pernilongos e mosquitos. Isso acontece porque essas vitaminas se tornam em um repelente natural contra insetos.

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