Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

15 maio 2015

Traga para sua vida os benefícios dos alimentos antioxidantes

Eles inibem os radicais livres, tem ação anti-inflamatória, ajudam na perda de peso, melhoram o sistema imunológico, previnem o envelhecimento precoce, são anticancerígenos e levam diversos outros benefícios para sua vida!
Com frequência, costumamos ouvir falar dos antioxidantes. Mas quais são os seus benefícios? O que precisamos comer? O blog pediu a ajuda da nutricionista Gisele Silveira para tirar todas as nossas dúvidas.

O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres. Alguns nutrientes, naturalmente presentes ou adicionados nos alimentos, possuem propriedade antioxidante.

Qual a importância dos antioxidantes para a nossa saúde?
Eles combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras.

Quando há desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado “estresse oxidativo”. Os radicais livres em excesso também podem ser originados de fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos através da alimentação.


10 benefícios dos antioxidantes
1 – Polifenóis - Substância benéfica para a saúde do coração e para circulação.
2 – Betacaroteno - Atuam no retardo do envelhecimento precoce.
3 – Catequinas - Com importante ação antioxidante, evitam danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
4 – Curcumina - Protegem contra doenças cardiovasculares e desenvolvimento de tumores.
5 – Vitamina C - Atuam no retardo do envelhecimento precoce.
6 – Vitamina E - Atuam na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e cardiovasculares
7 – Resveratrol - Presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetaria, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
8 – Licopeno - Um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago.
9 – Ácido elágico - Têm sido efetivos na prevenção do desenvolvimento do câncer induzido por substâncias como o cigarro.
10 – Selênio - São um micronutriente mineral com poderosa ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. É essencial para a manutenção da nossa saúde.


Quais alimentos são ricos em antioxidantes?
VITAMINA A - Cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão
VITAMINA C - Frutas cítricas (laranja, lima, limão), melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate
VITAMINA E – Óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
BETACAROTENO - Verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate
SELÊNIO - Castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos, fígado, carnes e aves
BIOFLAVONOIDES - Frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas
LICOPENO - Tomate
ISOFLAVONA - Soja
CATEQUINAS - Frutas silvestres, da família do morango, uva e chá verde
ÁCIDO ELÁGICO - Uva, morango e nozes
RESVERATROL - Uva
CURCUMINA - Açafrão da terra


Qual a quantidade recomendada de alimentos ricos em antioxidantes que devemos ingerir todos os dias?
Não existe uma quantidade mínima recomendada para cada antioxidante. Depende do nível de produção de radicais livres de cada indivíduo. Por isso, recomenda-se que as pessoas comam diariamente uma variedade de alimentos de todos os grupos básicos.

No caso da impossibilidade de uma alimentação variada, sugere-se o uso de suplementos específicos para cada faixa etária. Sempre é importante lembrar que o excesso também não é benéfico. Altas doses de antioxidantes podem conduzir a problemas de saúde, incluindo a diarreia, sangramento e o risco de reações tóxicas.

Referência: http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2013/09/25/descubra-os-dez-beneficios-dos-antioxidantes-para-a-sua-saude/
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo