Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

11 maio 2015

Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem pratica exercícios físicos

Foto: Rodrigo Castro
Cada grama de álcool possui 7 calorias, muito mais se comparada ao carboidrato e a proteína, que fornecem 4 calorias por grama. As calorias do álcool não possuem nenhum valor nutritivo. Cada tulipa de chope contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês. A seguir, veja as dicas da nutricionista Elenise Corbari.

Confira as calorias de cada bebida
  • Cerveja (lata 355 ml) - 150 cal
  • Chopp (tulipa 300 ml) – 130 cal
  • Cerveja light ou sem álcool (300 ml) – 75 cal
  • Caipirinha com açúcar (100 ml) - 250 cal
  • Caipirinha com adoçante (100 ml) - 170 cal
  • Cachaça (100 ml) – 230 cal
  • Batida com leite condensado (200 ml) - 350 cal
  • Champanhe (taça 125 ml) – 80 cal
  • Cuba libre com coca light – 80 cal
  • Licor (30 ml) – 110 cal
  • Orloff Ice (290 ml) - 190 cal
  • Saquê (100 ml) – 130 cal
  • Uísque (50 ml) – 120 cal
  • Vinho tinto/branco doce (150 ml) – 210 cal
  • Vinho tinto/branco seco (150 ml) - 130 cal
  • Vodca (50 ml) - 120 cal

A bebida alcoólica prejudica a dieta? Por quê?
Sim, consumir algumas doses de bebida alcoólica, mesmo que eventualmente, pode parecer inofensivo, mas pode colocar a perder todo o esforço e disciplina de uma semana inteira. O álcool diminui a capacidade de absorção dos nutrientes, o organismo pode ficar com deficiência de vitaminas, sais minerais e proteínas. Seu consumo causa desidratação e diminui a taxa de glicose no sangue.

Quando se trata de bebidas alcoólicas e reeducação alimentar, devemos seguir algumas dicas:
1 - A bebida alcoólica deve ser ingerida com moderação, independentemente se seu objetivo é o emagrecimento. O álcool é uma substância psicoativa com potencial de causar dependência e seu uso frequente e em excesso pode causar doenças gástricas, nutricionais, neurológicas e hepáticas.

2 - Sempre intercale as bebidas alcoólicas com água. Tome bastante água antes de ingerir bebida alcoólica, assim você evita matar a sede com a bebida e mantém-se hidratado, pois o álcool tem efeito diurético. Use gelo para diluir as bebidas alcoólicas destiladas.


A bebida pode prejudicar o desempenho de quem costuma correr, pratica bicicleta e outras atividades aeróbicas?
Quando praticamos exercícios físicos, nosso organismo perde muita água através da eliminação de suor. Com a ingestão de bebidas alcoólicas, esse processo é acelerado, comprometendo a hidratação do organismo e podendo causar séria desidratação.

E para quem faz musculação, a bebida alcoólica pode também prejudicar os ganhos? Por quê?
O álcool é muito calórico, libera insulina no organismo e diminui a glicemia. Quando isso ocorre, o corpo precisa buscar outras fontes de energia e, por isso, usa o estoque proteico dos músculos, resultando num intenso catabolismo que é a perda de massa magra (músculos). Além disso, o consumo de álcool causa deficiências de vitaminas B1, B2, B6, B2 e C, muito importantes para auxiliar no aumento da massa muscular.

Foto: Fabiano Mazzott
O vinho também prejudica a dieta?
O vinho só tem capacidade terapêutica quando administrado na dose certa. Em excesso, se tornará prejudicial devido ao seu teor alcoólico.

Fala-se que o vinho tem propriedades antioxidantes? Devemos evitá-lo mesmo assim?
O vinho tinto é rico em antioxidantes e previne o envelhecimento precoce. Possui flavonoides, substância que aumenta a concentração do bom colesterol (HDL), e possui compostos que protegem o sistema cardiovascular. Mas esses benefícios só serão aproveitados se for consumido com moderação e o indivíduo ter outros hábitos saudáveis, como seguir uma dieta adequada e praticar exercícios físicos. Se a pessoa tomar algum medicamento, for hipertensa ou tiver diabetes, o álcool terá um efeito totalmente maléfico.

É prejudicial tomar uma taça de vinho por dia?
Não é correto estimular o consumo de nenhuma bebida alcoólica como método de prevenção de doenças. Se você quiser aproveitar os efeitos benéficos do vinho, substitua-o pelo suco de uva natural em dias alternados que proporciona o mesmo efeito.

Para aquelas pessoas que gostam de beber socialmente. Quantas vezes devem beber em uma semana, no máximo?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas saudáveis podem consumir, no máximo, 30 gramas de álcool por dia.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo