Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

28 maio 2015

Os benefícios dos alimentos alaranjados para nossa saúde

Os alimentos alaranjados são ricos em alfa e betacaroteno protegendo assim a saúde da pele, olhos e coração. Esses carotenoides têm ação antioxidante, fortalecendo o sistema imunológico. São excelentes para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, ajudando na prevenção de gripes e resfriados.

O betacaroteno é transformado em vitamina A sempre que o organismo necessita desse nutriente, essencial para aumentar a imunidade, melhorar a elasticidade da pele, dar brilho aos cabelos, proteger a saúde dos olhos e promover o desenvolvimento saudável dos bebês durante a gestação.
O alfa caroteno exerce praticamente as mesmas funções benéficas do betacaroteno, com a diferença de que sua ação é menos potencializada.

Papaína para a digestão
Com a ajuda do betacaroteno e também à papaína, o mamão regulariza o funcionamento do intestino (sendo recomendado para que sofre de prisão de ventre), acelera a cicatrização de ferimentos e acaba com azia e má digestão.

O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão. Ingerido em jejum, é eficaz contra a diabetes. Também ajuda a tratar doenças respiratórias, calos, feridas, problemas digestivos, anemia, verminose, etc.

Os mais consumidos são papaia: menor e mais doce, tem maior concentração de vitamina C, menos fibras e mais calorias, e formosa: maior e mais aguado, concentra menos calorias e ótima quantidade de fibras que melhoram o funcionamento intestinal.

Muitas pessoas têm o hábito de riscar a casca do mamão com a ponta de uma faca para acelerar o amadurecimento da fruta. No entanto, juntamente com o leite (látex) que escorre, há também perda de nutrientes importantes.

Só suco ao bagaço
Depois da água não existe melhor líquido para acompanhar as refeições do que o suco puro de laranja. A vitamina C presente na fruta ajuda na digestão, retardando a assimilação de glicose na corrente sanguínea e melhora o aproveitamento do ferro ingerido, já que os nutrientes potencializam a absorção um do outro.

A laranja possui fibras, cálcio, magnésio, potássio, betacaroteno, vitamina C e do complexo B: nutrientes que estão relacionados com a boa saúde óssea, auxiliando na contração e relaxamento muscular, agem como antioxidante, prevenindo danos às células, etc. Quando a laranja é consumida com o bagaço, também auxilia no bom funcionamento do intestino, controla a glicemia e equilibra as taxas de colesterol.

A pectina, uma fibra solúvel encontrada parte branca da laranja, ajuda a diminuir o colesterol ruim, retarda a absorção intestinal de glicose (sendo indicada para diabéticos) e promove a sensação de saciedade, auxiliando em dietas de emagrecimento.

Para mãe e bebês
A vitamina A combinada com as vitaminas C, E e do complexo B, todas presentes no damasco, ajuda a proteger a retina, melhora a hidratação dos olhos e dá até mais brilho ao olhar.

Mães e bebês também se beneficiam muito dos nutrientes do damasco, principalmente de ácido fólico (vitamina B9), que garante o desenvolvimento saudável do sistema nervoso dos bebês, evitando aborto espontâneo e protegendo o cérebro e a coluna do feto. A fruta tem ação hidratante, deixando a pele mais bonita e combatendo as estrias comuns durante a gravidez.

O ácido fólico auxilia também na prevenção da anemia em crianças e previne problemas no sistema nervoso, evitando inclusive o Mal de Alzheimer.

Os benefícios da tangerina
Excelente fonte de vitamina C, essa fruta combate os radicais livres e aumenta a imunidade, protegendo o organismo contra gripes e resfriados.
Outros nutrientes presentes na tangerina são o potássio (regula a pressão arterial), magnésio (participa da produção de energia e equilíbrio hormonal), cálcio (previne osteoporose), fósforo (dá ânimo e acaba com a fadiga) e fibras (melhoram o funcionamento do intestino, favorecem a digestão e reduzem as taxas de colesterol ruim).

Fazer uma infusão com folhas frescas de tangerina é uma ótima receita para quem sofre de estresse, ansiedade e insônia. Basta ferver 1 xícara (chá) de água, adicionar 3 folhas frescas de tangerina e deixar abafado por 10 minutos. Coe e espere amornar. Adoce com 1 colher (sopa) de mel e tome até 2 xícaras (chá) por dia.

Polpa e castanha vitaminadas
Poucas pessoas sabem, mas o caju possui 5 (cinco) vezes mais vitamina C do que a laranja, ficando atrás apenas da acerola e do camu-camu. Com isso, a fruta previne infecções, ameniza o cansaço e aumenta as defesas do organismo.

A popa alaranjada mostra que o caju é rico em betacaroteno e licopeno, substâncias com ação eficaz contra o câncer de pulmão e próstata. Por fim, as fibras favorecendo o funcionamento do intestino, melhorando a digestão e combatendo a prisão de ventre.

Com grande quantidade de proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas E e do complexo B, a castanha de caju reforça a saúde dos ossos, dentes e músculos, garante energia para as atividades diárias e baixa os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea. O recomendado são 3 (três) unidades por dia, sem sal, é o ideal para se beneficiar dessa oleaginosa.

A saúde da pele
Embora a casca possa variar do verde ao roxo, passando pelo laranja e vermelho, os nutrientes que se sobressaem na manga estão relacionados à coloração alaranjada da polpa, que aponta claramente a presença de betacaroteno.

Mas essa fruta também é uma das melhores fontes de vitamina E, nutriente que protege o coração, afasta o envelhecimento precoce causado pela ação dos radicais livres, combatendo a anemia e infecções, ameniza os sintomas da TPM e fortalece as defesas contra doenças respiratórias. A vitamina E possui propriedade anti-inflamatória e favorece o metabolismo muscular e fertilidade.
As vitaminas A e E combatem o surgimento de rugas, marcas de expressão e acne, evitam o ressecamento da pele e garantem um bronzeado mais duradouro e bonito.

Um benefício para o coração
Fruta doce e perfumada, seu consumo ajuda a regular a pressão arterial, melhora a digestão, protege a mucosa intestinal e reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Estudo científico publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry (EUA), demostra que o caqui é mais poderoso que a maçã na proteção contra doenças cardíacas, porque tem maiores quantidades de fibras, minerais e compostos fenólicos, essenciais para impedir a formação de placas de gorduras nas artérias.

Os brasileiros consomem mais o caqui do tipo Rama Forte. De formato achatado, coloração avermelhada e consistência mole, tem maior concentração de açúcar e licopeno (antioxidante presente em abundância nas frutas vermelhas).

Outras variedades encontradas no Brasil são o Giombo e Fuyu, ambos consumidos duros (crocantes), com a diferença que o primeiro é oval, enquanto o segundo é arredondado e achatado.

Recomendamos o consumo ideal de: 
  • CAJU – 1 unidade, pelo menos 3 vezes por semana, 
  • CAQUI – 1 unidade por dia, 
  • DAMASCO – até 3 unidades secas ou 2 frescas por dia, 
  • MAMÃO - 3 fatias médias ao longo do dia, 
  • LARANJA E TANGERINA - 2 unidades diárias, 
  • MANGA - 1 unidade pequena ou meia grande por dia.
Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 -Nutricionista no Guarujá.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo