Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

20 maio 2015

Gota. O que é?

A gota é uma doença reumatológica que acomete as articulações. Caracteriza-se por uma inflamação muito intensa das articulações, ocasionando muita dor. O fator desencadeante principal das crises de gota é a taxa elevada de ácido úrico no sangue (acima de 7,0 mg/dl). Essa substância se acumula nas juntas sob forma de cristais, desencadeando uma reação inflamatória de intensa dor. A dor causada por esta doença é muitas vezes enorme.

A gota é mais frequente em homens, particularmente após os 40 anos, no entanto, pode acometer em mulheres, sobretudo após a menopausa (que começa em média aos 51 anos).

Nos últimos anos, foi observado um aumento significativo no número de casos nos EUA e no Reino Unido, em parte por causa da junk food (alimentos com alto teor calórico, mas com níveis reduzidos de nutrientes), que causa obesidade e diabetes (veja as causas da ligação entre diabetes e gota). Em outros países também houve um aumento acentuado no número de casos. O envelhecimento da população nos países industrializados também explica o aumento da prevalência desta doença.

Outros fatores podem explicar este aumento de casos, como tomar medicamentos anti-hipertensivos (estes podem promover a gota através do aumento do ácido úrico).

A elevação do ácido úrico no sangue pode se dar por conta de defeitos genéticos que levam a um aumento em sua produção. Outro motivo que o mantém elevado no sangue é a incapacidade dos rins em excretar a substância. 

Outros fatores como dieta rica em carnes e frutos do mar, ingestão abusiva de álcool e o consumo de alguns medicamentos, podem elevar os níveis de ácido úrico e desencadear a artrite gotosa.

Quando não tratada, a gota pode se complicar causando cálculos renais e deposições de cristais de urato de cálcio sob a pele.
Para fazer um diagnóstico preciso, o médico deve fazer uma punção na articulação. A presença de cristais de ácido úrico confirma a presença da gota. 
   
Trata-se frequentemente de uma doença crônica. Quando uma pessoa para de tomar a medicação e/ou para de manter uma dieta adequada (sem álcool, sem carne, por exemplo), verá muitas vezes as crises de gota reaparecerem.         

O tratamento pode ser curativo para as crises de gota, com medicamentos como anti-inflamatórios e colchicina, ou preventivo, com o uso de alopurinol.
Algumas plantas medicinais, como cerejas, bétula, café e folhas de urtiga podem ajudar no tratamento.

Para o paciente que já sofre de gota ou tenha propensão a desenvolver a doença, algumas dicas podem ajudar a prevenir, como reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, maneirar no consumo de carnes, ingerir bastante líquido e controlar o peso.

Entrevista com o Drº Rafanotsimiva (médico conselheiro do site Criasaude.com.br)

Criasaude - Para você quais são os melhores tratamentos (medicamentos) para a gota?

Drº Rafanotsimiva - Na verdade, o tratamento da gota depende do estágio em que o paciente está quando o avaliamos na consulta. Em um caso de gota aguda, por exemplo, medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (AINE), tais como o diclofenaco ou ibuprofeno são muito eficazes na redução da dor, ou corticosteroides.

Existem medicamentos para prevenir a gota? Atualmente, não há nenhuma droga para evitar o aparecimento da gota em si. No entanto, realmente existe um medicamento que pode prevenir a instalação de novos depósitos de cristais de urato monossódico nas articulações. Esta molécula, no caso o alopurinol, evita os ataques recorrentes e retarda a progressão da lesão articular. Esta droga inibe a síntese de ácido úrico no corpo e é especialmente adequada para pessoas que sofrem de gota e que possuem ao mesmo tempo cálculos de urato ou oxalato de cálcio, ou ainda insuficiência renal.

Além dos medicamentos, você tem alguma dica ou recomendação para tratar e prevenir a gota, você recomenda alguma dieta especial? Sim, boa hidratação, de cerca de 3 litros/dia é essencial para todas as pessoas que sofrem de gota. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em purinas deve ser evitada: timo, anchovas, sardinhas, vísceras, cérebro, carnes vermelhas e carne de caça, devem ser eliminados da dieta.

A gota é uma doença fácil de diagnosticar? O diagnóstico da gota é relativamente fácil na prática clínica cotidiana, embora uns certos números de doenças possam manifestar sintomas semelhantes. Esta doença deve ser considerada em casos de artrite monoarticular em idosos ou que apresentam hiperuricemia, especialmente se existem fatores de risco, tais como: o uso regular de diuréticos, insuficiência renal, obesidade, consumo crônico de álcool ou outros membros da família com esta doença.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo