Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

03 maio 2015

Conheça os benefícios do nabo para a saúde

Nutritivo das folhas à raiz, o nabo é indispensável para quem se preocupa com a saúde em geral do organismo. É tão elevado em seu teor de nutrientes que o grande filósofo romano, Plínio, o Velho, chegou a citar que este era um dos alimentos mais importantes de sua época.

Todavia, conhecido por seu sabor amargo, nem sempre cai nas graças do paladar geral. Mas, para quem evita comer nabos, fica a dica de que, como fonte de nutrientes, as folhas podem ser ainda mais potentes que a raiz.

As folhas de nabo também são comestíveis e seu sabor é semelhante ao de mostarda. Mais nutritivas do que os tubérculos, as folhas de nabos são uma excelente fonte de betacaroteno (Vitamina A), contêm boas doses de vitamina KC, folatos e cálcio. Além disto, as folhas possuem uma substância chamada luteína, um poderoso antioxidante carotenoide.

O nabo alivia a artrite reumatoide
Se estiver preocupado com artrite reumatoide, os nabos são um bom alimento para adicionar à sua lista de compras. O betacaroteno das folhas de nabo é importante porque os baixos níveis de vitamina A, que pode ser formada no organismo a partir de betacaroteno, são associados com artrite reumatoide.

A vitamina A suporta o funcionamento adequado do sistema imunológico, assim como ajuda o corpo a produzir e manter as membranas saudáveis, incluindo a membrana sinovial que reveste as articulações.

A vitamina C e a vitamina E, fornecida pelos nabos trabalham em conjunto para eliminar os radicais livres que podem agravar a lesão articular. Desde a artrite reumatoide pode causar perda óssea, aumentando assim o risco de osteoporose, o cálcio fornecido pelo nabo é também um benefício especial.

E, como é uma excelente fonte de cobre do mineral, o nabo pode novamente ajudar as pessoas com artrite reumatoide, uma vez que o cobre é necessário para a produção de tecido conjuntivo, que é danificado nessa condição.

O nabo ajuda a dispersar a congestão pulmonar
O nabo é um alimento eficaz para a limpeza e tratamento dos distúrbios do muco brônquico como tosse, bronquite e asma. É dito que comer nabos ajuda a dispersar a congestão pulmonar.

O nabo ajuda a promover a saúde do colón
O nabo tem quantidades significativas de cada membro de uma combinação estelar de antioxidantes: vitamina C, vitamina E e betacaroteno. Não só a vitamina C ajuda a diminuir os níveis de radicais livres e pode ajudar a diminuir a incidência de tumores do cólon.

A maior ingestão de vitamina E reduz a cerca de um terço, o risco de desenvolver câncer comparados com aqueles com o menor consumo deste antioxidante. O betacaroteno, que é um poderoso antioxidante e pode ser convertido no organismo em vitamina A, que tem sido demonstrado em alguns estudos capaz de diminuir os riscos de desenvolver, cancro tanto do cólon e como retal.

O nabo também serve como uma excelente fonte de cálcio, e um maior consumo deste importante mineral têm sido associados com uma diminuição significativa no risco de cancro do cólon e reto. O teor de fibra dietética dos nabos acrescenta ainda mais a sua capacidade de oferecer proteção contra o cancro colo retal.

O nabo protege contra a aterosclerose
O nabo tem imensos nutrientes antioxidantes que protegem contra a aterosclerose. A vitamina C, vitamina E e betacaroteno trabalham em conjunto para ajudar a extinguir os níveis de radicais livres, minimizando assim a agregação plaquetária e LDL (colesterol “ruim”), dois mecanismos centrais para o desenvolvimento da aterosclerose.

Além disso, a ingestão de vitamina E e vitamina C é pensado para ser associada a um composto chamado paraoxonase, uma enzima que inibe a oxidação do LDL e HDL. Como uma excelente fonte de vitamina B6 e ambos folato, os nabos também podem ajudar a prevenir a aterosclerose ou a sua progressão uma vez que ambos estes nutrientes ajudam a manter os níveis baixos de homocisteína, uma molécula potencialmente prejudicial às paredes dos vasos sanguíneos.

Na culinária o nabo pode ser consumido em saladas ou como ingrediente de outros pratos, principalmente acompanhando carnes. Pode ser preparado assado, cozido no vapor ou frito. Por sua versatilidade e pelo sabor doce e ao mesmo tempo picante, junto aos outros legumes também é uma boa opção servir em saladas. Para consumir os nabos novos crus, aparar as extremidades e descascar. Se for cozinhar, não precisa descascar. No caso de nabos mais velhos, descascar e cortar em pedaços ou fatias, antes de cozinhar.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo