Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

18 maio 2015

A importância de tratar os derrames na fase inicial

Os derrames, a par das varizes, são patologias encaradas como naturais pela maioria das pessoas, sobretudo as do sexo feminino. Mas, o que muita gente não sabe e devia saber é que as varizes e os derrames devem ser tratados o quanto antes, sob pena de provocarem complicações mais graves e dores bastante agudas. A maioria das pessoas que sofre com estas maleitas opta por nada fazer. Isto, apesar de sofrerem com sensações de dor, peso e cansaço.

Os derrames têm o nome científico de telangiectasias e, no fundo, tratam-se de pequenos vasos capilares que surgem na pele, tipicamente nas zonas dos tornozelos, das coxas ou até mesmo dos tornozelos. 

Caso não sejam tratados, estes derrames dilatam e provocam a estagnação do sangue. A fase seguinte é evoluírem para varizes, se não forem tratados a tempo. Se, ainda assim, o problema não for tratado, nomeadamente com recurso a procedimentos de cirurgia vascular, como a radiofrequência, entre outros, o sangue que, entretanto, estagnou pode dar origem a flebites ou a outras patologias, como tromboses venosas, impedindo a oxigenação dos tecidos e a passagem do sangue.

O estado seguinte é o surgimento de eczemas, o que origina comichão. Depois, evolui normalmente para a úlcera da perna, que vai incapacitar os pacientes e pode demorar mais de dois anos a cicatrizar. Este estágio já provoca um sofrimento significativo e um nível de dor bastante considerável. E isso é algo perfeitamente evitável. Basta que se queira tratar em temo útil. É por isso que tratar os derrames é imprescindível. 

Os derrames e as varizes são daquele tipo de patologias que, quanto mais avançam, maior incapacidade provoca. No limite, os pacientes deixam de querer conviver social e familiarmente. Há muitos casos registados de pacientes que, inclusivamente, chegam a deixar o emprego e até a pedir reformas antecipadas por invalidez.

Para evitar estas situações deveras incomodativas, trate os derrames e as varizes na sua fase inicial e impeça ao máximo que evoluam para outros estágios. Marque uma consulta de cirurgia vascular e submeta o seu caso a apreciação médica. Não espere pela evolução da patologia. Evite complicações, dor e sofrimento. 

Recorde que a doença venosa crônica aumenta o risco de outros problemas dermatológicos, especialmente infecções cutâneas e eczemas. Por isso, não adie a sua consulta de cirurgia vascular. A avaliação vai permitir dar início ao processo de diagnóstico e terapêutico em tempo útil. Quanto mais cedo começar o tratamento, mais rápido e eficaz ele será. E menos complicações vai ter.


Dra. Joana Carvalho

Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular Fellow of the European Board of Vascular Surgery Licenciada em Medicina e Cirurgia, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Frequentou os 2 anos de Internato Geral no Hospital Pedro Hispano, tendo realizado durante esse período uma Pós-graduação em Climatologia e Hidrologia Médica, na FMUP. Iniciou a sua formação específica em Angiologia e Cirurgia Vascular em 2005, no Hospital de S. João, onde acumulou funções de docente de Cirurgia Vascular, do curso de Medicina da Universidade do Porto. Foi, durante a sua formação, nomeada representante portuguesa na European Society of Vascular Surgeons in Training, tendo desempenhado essa função durante cerca de 3 anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo