Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

27 abril 2015

Cálculo renal - pedra nos rins

 O cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é caracterizado pela formação de pequenas pedras dentro dos rins, dos seus canais ou da bexiga, devido à baixa ingestão de água ou uso constante de remédios, por exemplo.

Geralmente, o cálculo renal não provoca dor e é eliminado através da urina sem que o indivíduo saiba que teve uma pedra nos rins. Porém, em alguns casos, o cálculo renal pode crescer muito e ficar preso nos tubos urinários, provocando forte dor na parte inferior das costas.

O cálculo renal, normalmente, não é uma situação grave e, por isso, pode ser tratado em casa com remédios, como Buscopan, ingestão de água e uma dieta adequada.

Sintomas de cálculo renal

Os sintomas de cálculo renal podem incluir:
  • Dor forte na parte inferior das costas, podendo afetar apenas um lado ou os dois;
  • Dor que irradia para a virilha ao urinar;
  • Sangue na urina;
  • Febre e calafrios;
  • Náuseas e vômitos.
Normalmente, estes sintomas só surgem quando o cálculo é muito grande e não consegue passar pelos tubos urinários de forma a ser eliminado na urina. Nestes casos é recomendado ir a um pronto-socorro o mais rápido possível para aliviar a dor e iniciar o tratamento adequado.

Tratamento para cálculo renal
O tratamento para cálculo renal deve ser orientado por um nefrologista ou um urologista e, normalmente, pode ser feito em casa quando as pedras nos rins são pequenas e não provocam sintomas através da ingestão de diuréticos, como a Furosemida, remédios alfa-bloqueadores, como a Alfuzosina, e aumento da ingestão de água.

Porém, nos casos de dor aguda por cálculo renal o tratamento deve ser feito no hospital com remédios analgésicos, como tramadol, diretamente na veia, remédios antiespasmódicos, como Buscopan, e hidratação com soro durante algumas horas.

Já nos casos mais graves, em que o cálculo renal é muito grande ou impede a saída de urina, pode ser utilizado ultrassom para dissolver as pedras ou a cirurgia para cálculo renal.

Durante e após o tratamento, os pacientes devem fazer uma alimentação equilibrada para evitar o surgimento de novos cálculos renais.

Cálculo renal na gravidez
O cálculo renal na gravidez é uma situação pouco frequente, mas que pode acontecer devido ao aumento da concentração de cálcio e outras substâncias na urina que podem provocar a formação de pedras nos rins.

Porém, o tratamento para cálculo renal na gravidez apenas deve ser feito com o uso de remédios e ingestão de líquidos, uma vez que a cirurgia está reservada apenas para os casos mais graves em que não é possível controlar a dor ou existe infecção renal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo