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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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01 abril 2015

5 sucos com mais açúcar que refrigerantes

Faça seu suco em casa. 
É a única forma de controlar mesmo o açúcar ingerido. 
(Foto: justjuice.org)
Os amantes de sucos de frutas podem ter que repensar a sua paixão. Um novo relatório dos pesquisadores igualou o copo de alguns sucos de frutas a uma lata de refrigerante, apenas com mais algumas vitaminas. E a sua percepção de quão saudável suco realmente é pode estar longe também.
Quando os pesquisadores entrevistaram mais de 2.000 adultos, as pessoas subestimaram o teor de açúcar no suco em 48 por cento. Resumindo: as pessoas não têm nem ideia de quanto açúcar elas colocam em seus organismos.

Nós não estamos dizendo que é hora de ignorar o corredor de sucos do seu supermercado. Enquanto algumas variedades podem ser bombas de açúcar, outras são uma opção mais saudáveis. Especialmente depois de um treino, os açúcares naturais de um suco podem ajudar a restaurar calorias para a recuperação e fornecer um impulso de hidratação.

Se você está tentando cortar o açúcar extra da sua vida, lembre-se que 250 ml de refrigerante contém cerca de 26 a 31 gramas (g) de açúcar. Se o seu suco “saudável” chegar perto disso, ele passa a ser um suspeito. Siga este guia para fazer escolhas inteligentes de suco no supermercado.

Uma observação importante
Estamos falando aqui de sucos específicos de frutas específicas industrializadas. Pode ser que na hora que você for comprar, os valores de açúcar na caixa sejam diferentes, o que é ótimo. Quanto menos açúcar, melhor. O objetivo do artigo é só mostrar que algumas frutas acabam ganhando mais açúcar quando empacotadas e as opções empacotadas que podem dar benefícios parecidos aos do produto natural, só que com menos açúcares.

Cranberry Juice (Mirtilo)
Às vezes você tem que ignorar a etiqueta na frente porque os ingredientes na parte de trás contam uma história diferente. Este é um desses momentos. Embora muitos possuam a propaganda “sem adição de açúcar”, o suco geralmente é adoçado com uva e suco de maçã concentrados, contribuindo para 36 g de açúcar por xícara.

Como substituir? Opte por marcas de Cranberry Orgânico. É feito com suco de cranberry exclusivamente e mantém os açúcares baixos em 9 g por xícara e quase metade das calorias do suco com mais açúcar (75 em comparação com 140).

Suco de Frutas Vermelhas
Geralmente, estes sucos contam com apenas 5 por cento na mistura e xarope de alta frutose como segundo ingrediente, adicionando 29 g de açúcar para o seu dia em apenas um copo.

Como substituir? Se você quiser um sabor de frutas vermelhas, opte por um xarope de groselha, que contém aproximadamente apenas 15 g de açúcar por copo (diluída em água).

Suco de Romã (geralmente misturado com frutas vermelhas)
Contém 29 g de açúcar por xícara em uma mistura de cinco sucos de frutas de concentrados: maçã, uva, romã, mirtilo e framboesa. Só porque são frutas saudáveis não significa que elas não possam trazer algo de ruim para o seu corpo.

Como substituir? Vá com um suco de maçã. As maçãs são cheias de antioxidantes poderosos. Um copo geralmente tem 12 g de açúcar 2m 250 ml.

Suco de laranja, principalmente os que têm outros sucos misturados
Pode ser uma escolha inteligente, considerando que ele as misturas podem ter laranja, banana, couve entre outras frutas e verduras saudáveis. No entanto, o suco é feito com mais suco de laranja e ingredientes doces (como a banana), e o teor de açúcar vai para 40 g por cada copo de 475 ml.

Como substituir? Vá com sucos orgânicos de laranja puros e faça a mistura em casa, com frutas de verdade. Algumas opções orgânicas misturadas são saudáveis também, com menos de 12 g de açúcar por copo de 475 ml. Porém, não encontramos produtos com estes números no Brasil.

Suco de abacaxi (com ou sem misturas)
A etiqueta de vários sucos de abacaxi possuem etiquetas propagandeando menores doses de açúcar ou sem adição de xaropes/frutose. Isso é verdade na maioria dos casos. Mas também, um copo de 250 de suco de abacaxi na caixa contém um total de 31 g de açúcar, podendo ser até mais se tiver mais frutas misturadas.

Como substituir? Opte por fazer o suco de abacaxi com um abacaxi inteiro, talvez misturando com um pouco de suco de laranja. Você vai ter quase um quarto menos açúcar porque é feito naturalmente.

Considerações Finais
Não são todas as marcas que contém essas altas quantidades de açúcar. Porém, vale o lembrete de que os substitutos podem ser facilmente encontrados ao lado dos produtos tradicionais. 

A melhor opção continua sendo ainda fazer o próprio suco em casa com frutas naturais. Dito isto, compartilhe abaixo como você faz ou compra seu suco e se o açúcar é uma preocupação sua.

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