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07 março 2015

Alimentos aliados da saúde masculina

Os homens nunca estiveram tão preocupados com assuntos como alimentação, saúde e bem-estar. Não à toa: uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que eles vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Dados do Ministério da Saúde também mostram que os rapazes são mais vulneráveis às doenças cardiovasculares.

Um dos principais vilões do sexo masculino é o excesso de peso, que já atinge 54% dos homens brasileiros. Isso porque o sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento de problemas mais graves – além dos cardiovasculares, diabetes, câncer, síndrome metabólica, disfunções renais e hepáticas.

Por isso, para escapar das estatísticas, a mudança deve começar pela dieta. “Há certos alimentos que, se incluídos no cardápio diário, melhoram o funcionamento do organismo, além de ajudarem na redução e manutenção do peso”, afirma a nutricionista Karin Honorato, consultora da farmácia online Netfarma.

No entanto, mudar os hábitos alimentares não significa eliminar de vez a cervejinha com os amigos ou o churrasco do final de semana. “Não se trata de regime, mas de reeducação alimentar. E este é um processo gradual, que começa com pequenas substituições e a adição de novos nutrientes nas refeições, sem necessariamente restringir o cardápio a opções integrais ou in natura”, explica a nutricionista.

De início, apostar em alguns alimentos funcionais já faz uma grande diferença. Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, constataram que a inclusão de oleaginosas (castanhas, avelãs, amêndoas) no cardápio reduz entre 25% e 39% os riscos de problemas cardiovasculares. Se consumidos diariamente, podem também combater os receptores do LDL (colesterol ruim) no organismo.

Para ampliar o leque de opções, Karin montou uma lista com os “superalimentos” que agem em prol da saúde e bem-estar do homem. Confira:

Vegetais verde-escuros: (brócolis, couve de bruxelas, rúcula) – São ótimas fontes de vitaminas A, C e K e possuem dezenas de flavonoides, com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Aveia: Rica em fibras solúveis, ajuda no controle dos níveis de colesterol e da glicemia, prevenindo o diabetes tipo 2, que pode causar impotência sexual masculina. “A aveia pode ser incluída na alimentação diária sem grandes dificuldades. Vai bem no café da manhã com frutas, ou mesmo no final da tarde e à noite, como mingau”, indica a nutricionista.

Azeite de oliva: Por ter ácidos graxos monoinsaturados em sua composição, ajuda a manter o colesterol total equilibrado e aumenta o HLD (colesterol bom). Os altos níveis de colesterol estão associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mais frequentes em homens do que em mulheres. Vale lembrar que, para usufruir desses benefícios, é preciso consumi-lo de forma moderada.

Tomate: O licopeno, substância presente na composição do tomate e em frutas de coloração vermelha, reduz o risco do câncer de próstata. O benefício foi constatado por um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Sementes de girassol: É uma ótima fonte de vitamina E, antioxidante que ajuda a combater os danos causados por radicais livres após treinos intensos. Por serem fontes de fibras, ômega-6 e fitosteróis, as sementes de girassol também contribuem para o controle do colesterol e promovem a saciedade.

Suco de uva integral: É rico em polifenóis, flavonoides e antocianinas, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos. Consumido moderadamente, colabora para o controle da pressão arterial e do colesterol, além de prevenir o desenvolvimento de tumores.

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