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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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08 março 2015

Alimentação para hipertensos

Um dos principais fatores ambientais modificáveis para o controle e prevenção da hipertensão arterial é a alimentação. O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela doença. A dieta moderada mostra benefícios significativos para o controle da pressão arterial, inclusive em pacientes fazendo uso de medicamentos anti-hipertensivos.
De maneira geral, devemos aumentar o consumo de frutas, verduras, alimentos integrais, leite e seus derivados, garantindo uma ingestão adequada de fibras, potássio, cálcio e magnésio, reduzir a quantidade de gordura saturada, trans e colesterol, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Michelle Gil, nutricionista do Einstein, ressalta que a redução no consumo de sal mostra benefícios ainda mais evidentes, sendo, portanto, fortemente recomendada para hipertensos. Para isso, Michelle Gil apresenta algumas dicas importantes:
  • Reduzir a quantidade de sal na elaboração de alimentos para não mais que 2g;
  • Retirar o saleiro da mesa;
  • Restringir o consumo de alimentos industrializados como: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote tipo snacks;
  • Dar preferência aos temperos naturais como: limão, ervas, alho, cebola, salsa, cebolinha, em substituição aos similares industrializados.
Michelle Barricelli, também nutricionista do Einstein, destaca outros cuidados importantes que devem ser considerados:
  • Reduzir os alimentos de alta densidade calórica, substituindo doces e derivados do açúcar por frutas, além de diminuir o consumo de bebidas açucaradas;
  • Incluir diariamente frutas, verduras e legumes à alimentação;
  • Diminuir a ingestão de colesterol, presente em alimentos de origem animal, especialmente as vísceras, embutidos, frios, pele de aves, frutos do mar, leite integral e seus derivados;
  • Manter uma ingestão adequada de cálcio por meio do consumo de leite e derivados, de preferência, desnatados.
Michelle Barricelli recomenda ainda atenção aos rótulos dos alimentos para evitar os produtos que contenham alto teor de sal ou sódio. Dentre eles:
  • Alimentos industrializados em geral;
  • Enlatados: sardinha, palmito, ervilha, milho verde, molho de tomate;
  • Conservas: picles, azeitonas, cebolinha, cogumelo;
  • Embutidos: salsicha, lingüiça, mortadela, salame, presunto;
  • Queijos com sal: prato, provolone, parmesão e outros;
  • Molhos industrializados: maionese, molho de soja (shoyu), catchup, mostarda;
  • Carnes salgadas: bacalhau, carne seca ou defumada;
  • Temperos industrializados (alho e sal), glutamato monosódico, pasta de soja-missô;
  • Sopas prontas e caldos concentrados (carne, frango, legumes);
  • Frituras, produtos de pastelaria, salgadinhos e petiscos que contém sal.
O uso de ervas aromáticas e especiarias realçam os sabores e o aroma das preparações, sendo importantes substitutos do sal de cozinha. Confira algumas sugestões abaixo:
  • Manjericão: Combina muito bem com o alho, o tomate, a berinjela, o pimentão e as abobrinhas. É o ingrediente principal do molho ao “pesto” feito à base de manjericão, alho e azeite de oliva.
  • Alecrim: Esta erva é utilizada para dar sabor às carnes brancas e de cordeiro, e também ao tomate, berinjela, couve-flor, além de outros vegetais. Podem ser usadas as folhas frescas ou secas
  • Cebolinha ou ciboulette: Combinam perfeitamente com os ovos, queijos e todos os tipos de salada.
  • Estragão: Utilizado com carnes vermelhas.
  • Orégano: Utilizado para temperar molhos, pizzas e carnes vermelhas.
  • Salsa ou salsinha: Combina com as preparações feitas com carnes vermelhas ou brancas, batatas, molhos e sopas.
  • Tomilho: Utilizado como tempero em carnes ensopadas, aves, cordeiro, legumes e batatas.
  • Louro: Utilizado para aromatizar ensopados, molhos e temperos.
  • Coentro: Peixes, frutos do mar, carnes, aves, sopas, pães.
  • Açafrão: Molhos, carnes, sopas, pães e bolos. Evite colocá-la no começo do cozimento para que não perca a cor e o sabor.
  • Canela: É utilizada em preparações doces e para temperar ensopados e carne de cordeiro.
  • Curry: Ideal para dar sabor a carnes, peixes e verduras. O curry pode ser feito de uma combinação de especiarias: gengibre, cúrcuma, pimenta, coentro e cominho.
  • Cominho: Tem um sabor muito forte e particular. Por isto, deve ser utilizado com moderação para que seu sabor não predomine demais sobre os outros ingredientes da receita. Carnes, aves, peixes, legumes, sopas, queijos e pães.
  • Pimenta: É o complemento ideal para todos os pratos salgados. Para temperar, o ideal é moer na hora de agregar na preparação.
  • Colorau: Dá um sabor picante à comida, ao mesmo tempo uma intensa cor avermelhada.
  • Cardamomo: Sopas, carne de porco, peixes, salada de frutas, doces, pães.
Fonte: http://www.einstein.br/
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