Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

05 fevereiro 2015

Conheça os benefícios de consumir frutas cítricas para a saúde

As frutas cítricas possuem muitos benefícios. Ricas em vitamina C – essencial para a formação de colágeno – ajudam a manter a pele mais bonita, além de dar elasticidade e firmeza a ela.
Ainda devido à presença dessa vitamina, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças. 

Os flavonoides também estão presentes nas frutas cítricas, esses flavonoides, principalmente a esperidina e a naridina são substâncias que protegem as nossas células e têm função antibactericida, antivirótica e antialérgica. A vitamina C é essencial para combater o escorbuto, e suas propriedades ajudam a aumentar a absorção de ferro, ajudando também no combate à anemia. 

Com poucas calorias, muita fibra e água, as frutas cítricas ajudam a melhorar a hidratação do organismo, eliminar a prisão de ventre e no emagrecimento, pois melhoram o funcionamento intestinal e dão sensação de saciedade, evitando o consumo de alimentos por ansiedade.

Chamamos de frutas cítricas todas as frutas que possuem quantidades elevadas de ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, que é responsável pelo seu sabor ácido. Como exemplo de frutas cítricas, podemos citar a laranja, tangerina, limão, kiwi, lima e morango. 



Para exemplificar sua riqueza em vitamina C, considere 100 g de morangos, ou ainda 1 copo de suco de laranja natural ao dia. Essa quantidade das frutas, para adultos saudáveis, é o suficiente para fornecer a quantidade necessária de vitamina C pelo organismo – 60mg. 


As frutas cítricas devem ser consumidas, preferencialmente, ao natural, sem processamentos, pois a vitamina C se deteriora lentamente com a luz, o ar e o calor. Quando fizer sucos de frutas cítricas, procure colocar na geladeira em jarra escura e tampada, evitando que entre em contato excessivo com a luz e o ar. Ao consumirmos bolos de laranja, por exemplo, apenas achamos que estamos consumindo a vitamina, pois ao ir ao forno, o calor já a destruiu.

Apesar de serem ricas em benefícios para o corpo, as frutas cítricas devem ser evitadas pelas pessoas que tem inflamações no esôfago, pois o consumo pode aumentar a dor. Alguns alimentos, no entanto, possuem vitamina C em menores quantidades e pode ser consumido para conseguir os mesmos benefícios, como o abacate, damasco, abóbora ou abobrinha, isso em quantidades que não prejudicarão a inflamação do esôfago.

A necessidade de vitamina C pelo organismo é maior durante a gestação e também na fase de amamentação. Por isso, o consumo das frutas ajuda a alcançar essa quantidade necessária diária, que é de 85 mg para gestantes e 120 mg para lactantes. No entanto, o consumo pode provocar desconforto abdominal no bebê. 

Se durante o período de amamentação notar que há desconforto abdominal no bebê quando consome as frutas, deve procurar outros alimentos com menos fibras que também possuam a vitamina, como a cenoura, por exemplo.

Misturas inusitadas e diversas com frutas cítricas podem transformar muitas receitas simples, como um filé grelhado ou então um frango refogado, em pratos sofisticados e bastante saborosos. 


Você só tem que reservar um pequeno tempo para poder preparar molhos à base de frutas cítricas. O sabor acentuado das frutas cítricas faz com que qualquer mistura fique muito saborosa. 

Por isso, invista nas receitas e nas combinações que possuam estes alimentos entre os ingredientes.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo