Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

02 janeiro 2015

Conheça os benefícios da semente de gergelim

Esta sementinha, que também é conhecida como “sésamo”, não serve apenas como “ornamento” para pães. Com uma longa lista de propriedades benéficas ao organismo, o gergelim figura como um alimento extremamente funcional, contribuindo para uma dieta saudável e até para o emagrecimento!
Se você só tem contato com o gergelim somente quando come um hambúrguer e um pão com gergelim, mal sabe o que perde, não inserindo este alimento na dieta diária, já que o alimento oferece nutrientes minerais como fósforo, cálcio, cobre magnésio e cromo, além de vitaminas do complexo B e ferro. Tem também um alto teor de fibras e gorduras monoinsaturadas que são nada mais que gorduras boas para o organismo.

O gergelim possui variações de cores, como o gergelim branco o preto e o marrom e apesar destas diferenças apresentadas, estas possuem praticamente o mesmo valor nutricional, podendo então quaisquer destas ser consumida tranquilamente em benefícios a saúde. O gergelim tem o poder de combate à prisão de ventre, já que seu alto teor de fibras umedece e lubrifica o intestino, propiciando seu funcionamento pleno.

O gergelim auxilia ainda no tratamento da hemorroida, pois sua casca possui componentes que ativam a circulação do sangue na parede intestinal, proporcionando então um melhor fluxo e prevenindo a formação de novos vasos que impliquem na circulação sanguínea.
Ter ossos saudáveis é um critério de quem atinge determinada idade e já começa a perceber os sinais da idade chegando, observando uma perda de massa óssea, que configura em ossos fracos, mas o gergelim possui seus minerais benéficos em especial o cálcio que fortalece os ossos.

Aliado contra o diabetes o gergelim tem um alto teor de fibras irá auxiliar nosso organismo no controle de proporção de açúcar que ingerimos, assim como o colesterol também passa a viver sob controle, pois as fibras presentes no gergelim possuem a finalidade de controlar o colesterol que regulamente ingerimos nos alimentos diários.

Para o processo da digestão o gergelim possui um papel importante no funcionamento do intestino, contribuindo da mesma forma para a digestão, além de proporcionar a sensação de saciedade. Quando o consumo da noz for associado com outras fontes de carboidrato encontradas em alimentos de origem natural, ele atuará regulando a velocidade de absorção desses alimentos, de modo a nos sentirmos saciados por um período maior de tempo.

O gergelim ainda atua no controle da obesidade, ou seja, quem possui hábito de consumir o gergelim de modo regular irá controlar de forma mais eficaz a velocidade de armazenamento de gorduras no corpo, controlando assim o surgimento da obesidade.

Diminui o apetite e aumentar a saciedade por suavizar a absorção de carboidratos. Além disso, o gergelim vai também facilitar a digestão trazendo uma sensação de conforto no organismo. Experimentem acrescentar gergelim a suas refeições diárias ou mesmo em iogurtes, bolos e pães.

O gergelim pode ser consumido em diversas refeições, como saladas, massas, pães ou ainda no feijão, em forma de grão, porém, caso tenha dificuldades em aceitar as sementes como opção de consumo sua forma integral, inserindo lentamente o gergelim como alimento fixo da dieta de alimentos.

Esta dieta é a base da reeducação alimentar, que condiz com melhores hábitos alimentares, que irão proporcionar uma proteção maior contra o surgimento de doenças, ou seja, o nutricionista irá equilibrar os alimentos que possuem nutrientes complementares, contribuindo para o funcionamento pleno do organismo.

O gergelim não possui o poder de atuar sozinho no organismo prevenindo as doenças, ou seja, o indivíduo deve ter a consciência de que os hábitos diários devem sofrer alterações, para que os efeitos dos nutrientes do gergelim, com o objetivo de mais saúde, sejam potencializados em benefício à saúde, sendo assim, considerar que alimentos naturais e exercícios físicos venham a contribuir com o objetivo de saúde.

O gergelim pode ser comprado em lojas de produtos naturais, ou ainda na seção de alimentos naturais do mercado, devendo considerar a marca do produto e sua qualidade, garantindo que a procedência deste alimento seja somente benéfica, verificando ainda a validade do produto.

Não é um produto caro, ou seja, é possível que somente uma embalagem possa suprir as refeições do mês poupando bastante e mantendo a saúde, desde que as doses diárias sejam respeitadas, sendo assim, acrescentar este alimento na lista de compras, garantindo saúde e o funcionamento pleno do organismo, evitando diversas doenças, desde as mais simples gripes a doenças mais complexas que podem vir a se desenvolver com o decorrer do tempo. 


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo