Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

24 janeiro 2015

É possível ter uma alimentação adequada comendo em padaria?

Essa é uma das maiores dúvidas, se é possível realmente ter uma alimentação adequada comendo em padaria. Ainda mais nos dias de hoje, onde o nosso tempo é mínimo e esses estabelecimentos estão cada dia melhores e cada vez mais perto da gente! A resposta é SIM! Com certeza podemos fazer nossas refeições nesses locais, mas temos que ter alguns cuidados com o que comer quantidades e etc.
 Então vamos lá! O que fazer nas refeições:

Café da manhã: Nesse momento é ideal termos em nosso cardápio: 1 Fruta, 1 Cereal e 1 leite e derivado. Mas e as escolhas, quais devem ser? Nesse momento, temos uma INFINIDADE de alimentos, alguns bem adequados e outros nem tanto. Tente evitar salgados mais calóricos como a coxinha, alimentos folheados, alimentos fritos de forma geral e muito cuidado com o tamanho das porções, pois elas tendem a ser muito grandes.

Dê preferência a alimentos mais comuns, que podemos usar em casa. Por exemplo, por que não pedir uma vitamina de frutas, que já vai usar o grupo das frutas e do leite? Mas lembre-se de pedir a vitamina com o leite desnatado e não adoçado. Deixe para adoçar, caso necessário, na mesa, pois terá o controle de quanto realmente está usando.

Outra opção de bebida são os sucos naturais de frutas. Ótimas opções também, mas não se esqueça de pedir para não ser adoçado. Até mesmo o café com leite, lembrando que o leite deve ser o desnatado.

E para comer, podemos pedir o famoso pão na chapa. Não há problema nenhum em comê-lo, mas claro, com alguns cuidados. Pedir o pão mais sequinho, com pouca manteiga e de preferência, pedir o pão integral. Muitas padarias já adotaram esse pão em seu cardápio. O pão de queijo também pode ser uma boa opção para ser consumido, mas é preciso ter cuidado com o tamanho dele. 

Se for daqueles bem grandes, consuma apenas 1 unidade. Algumas padarias misturam no pão de queijo sementes como de chia, linhaça e aveia, o que seria uma melhor escolha. O pão com queijo branco quente fica ÓTIMO e ainda é uma opção e tanto!

E as tortas, bolos e doces? Podemos comer? Sim, com certeza! Mas sem exageros. Temos que lembrar que o que faz a nossa alimentação não ser saudável, não é um docinho ao final do café da manhã, mas sim a soma do docinho com outras escolhas erradas.

Lanches da manhã e da tarde: Aqui temos uma grande quantidade de tipos de alimentos que podemos incluir: os cereais, leites e derivados, oleaginosas e as frutas! Então temos uma infinidade de alimentos que podemos consumir. Como por exemplo, o pão na chapa novamente, e as dicas são iguais ao café da manhã, pouca manteiga e de preferência o pão integral. Pão de queijo novamente é bem aceito nesse momento, lembrando da opção com sementes. 

Se optar por algum salgado assado, cuidado com a porção. Talvez seja o momento até da divisão, dividir com as pessoas que vão com você. Um pãozinho com queijo branco também volta a ser opção.

E para beber, o café com leite e a vitamina de frutas, lembrando em ser desnatado sem açúcar. O suco de fruta natural também pode ser usado!

A ideia é manter, mais ou menos, a mesma opção do café da manhã, mas diminuindo as quantidades e as combinações.

Almoço e jantar: Mantenha o mesmo pensamento de quando estiver em casa, ou comendo em um self service. Temos 2 opções, os pratos fechados no cardápio: Nesse caso, é sempre bom conhecer a padaria, o tamanho das porções e as opções, antes de realmente comer. O ideal é pedir sempre alimentos assados ou grelhados, evitando os fritos e como entrada a salada, assim como fazemos em casa.

E no caso do Self Service, melhor ainda. Divida o prato em duas metades iguais: uma metade corresponde às saladas, de preferência bem coloridas e variadas. E a outra metade divida novamente em 2 partes, em uma parte coloque os alimentos fontes de carboidratos (arroz, macarrão, farofa, batata, inhame), lembrado que você deve escolher apenas um tipo de carboidrato. E na parte que sobrou coloque os alimentos fontes de proteínas, sendo uma fonte vegetal (feijão, ervilha, soja, grão de bico), lembrando de escolher apenas um tipo de proteína vegetal, e outra parte animal (carne, peixes, frangos e ovos), de preferência as opções assadas ou grelhadas!

E os caldos e sopas que são servidos no jantar podem? Com toda certeza, podemos! Principalmente nos dias mais frios, nesse caso o cuidado deve ser apenas com os acompanhamentos, como o pão, queijo, linguiça e as carnes de forma geral.

Viu só? Mesmo fora de casa e em locais onde temos alimentos tão gostosos, também conseguimos comer sem problemas e ainda sermos saudáveis. O importante é avaliar as opções! Inclusive, muitas padarias têm sites com seus cardápios e opções online, então por que não explorar um pouquinho? Tenho certeza que você pode se dar bem!


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo