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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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12 janeiro 2015

Conheça os malefícios que o álcool causa no ganho de massa magra

Na maioria das comemorações geralmente elas vêem acompanhadas de uma substância popular: o álcool. Champanhe, cerveja, ou mesmo o vinho, são bebidas alcoólicas comuns em várias datas comemorativas. Portanto, antes de consumi-las, conheça seus efeitos e reflita.
Quem leva a sério a rotina diária a fim de ganhar massa muscular sabe que bebidas alcoólicas estão totalmente fora de cogitação. Se você ainda consome essas bebidas, aqui vão algumas verdades sobre os efeitos do álcool, que devem te fazer mudar de ideia:

O QUE O ÁLCOOL FAZ COM SEU CORPO:
  • Aumenta a gordura corporal;
  • Acaba com a semana de treino pesado;
  • Esgota as reservas de energia;
  • Diminui o desempenho muscular;
  • Prejudica a regulação da temperatura.
SE A CERVEJA NÃO TEM GORDURA, COMO ELA PODE ENGORDAR?
Em média, uma bebida alcoólica tem 15 gramas de álcool, que contém 7 quilos calorias por grama. Uma lata de cerveja, por exemplo, contém de 110 a 160 quilos calorias, dependendo do tipo. Toda essa quantidade de caloria é vazia, sem valor nutricional, que se transforma em gordura. Como assim se transforma em gordura? Ao consumir algo que não tenha gordura, mas com um alto índice calórico, o corpo não encontra utilidade para toda essa quantidade de energia, e armazena em forma de gordura.

E OS CARBOIDRATOS EXISTENTES NA CERVEJA?
Em 360 ml de cerveja, da 160 quilo calorias presentes, apenas 28 são provenientes das 7 gramas de carboidratos presentes nesta quantidade de bebida. Compare isto a um copo de suco de laranja, também com 360 ml, que possui 25 gramas de carboidratos, e apenas 100 quilos calorias. Conclui-se que um copo de suco possui propriedades nutricionais muito superiores, já que possui mais que o triplo de carboidratos e menos quilo calorias.

Consumir álcool regularmente não somente acaba com suas reservas de energia, como também inibe o ganho de massa. O álcool é facilmente absorvido pelo estômago e por isso pode danificar seu revestimento, como também o de outros órgãos. Esta irritação que ele provoca no estômago pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais e, com isso, basicamente toda a alimentação saudável que você teve durante o dia é perdida. O fígado trabalha mais do que o normal para quebrar o etanol, agente da intoxicação. 

Essa energia extra que o fígado utiliza para livrar o corpo do álcool produz substâncias tóxicas, que causam danos ao tecido. Este processo desencadeia um depósito de gordura no fígado, o qual pode levar à cirrose ou falência do órgão. O álcool também causa um excesso de lactatos, os quais diminuem os níveis de glicose e estoques de glicogênio nos músculos, causando extrema fadiga.

Alguns fisiculturistas já utilizaram cerveja durante e após os treinos, como fonte de energia e de carboidrato. Ao final do exercício físico, em média, uma pessoa necessita de 100 gramas de carboidratos para restaurar o glicogênio nos músculos, nos 15 a 30 minutos após a atividade. 

Como visto anteriormente, uma cerveja tem em média apenas 7 gramas de carboidrato, sendo necessária cerca de 14 cervejas para restaurar os níveis de glicogênio. Existem diversos artigos e livros sobre a importância de repor a água e nutrientes perdidos na transpiração durante um treino de alta intensidade. O álcool provoca o efeito contrário, já que desidrata ainda mais e exerce um efeito diurético nos rins.

Por estas razões, o consumo de bebidas alcoólicas vai completamente contra os princípios e objetivos de quem buscam um constante aperfeiçoamento do corpo, e que investe tempo e dinheiro adotando hábitos de vida saudável, treinando, alimentando-se corretamente e investindo em suplementos. Então, pense em todos os ganhos que você pode obter com sua dedicação, e não os jogue fora exagerando na bebida.

Também nunca é demais lembrar que o álcool coloca em risco a sua vida e a vida de outros, quando se dirige após seu consumo. Adote medidas inteligentes, não beba, é perfeitamente possível de divertir sem álcool! Mas, se beber, que seja pouco, e não dirija em nenhuma hipótese!

  
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