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14 janeiro 2015

Conheça os benefícios da banana para a saúde

A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo e uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o status de 'alimento dos atletas', já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.
A Banana é conhecida por fornecer energia instantânea. Ele fornece 90 calorias por 100 gramas do seu consumo. É uma das principais fontes de hidratos de carbono e de açúcar. A Banana também é rica em fibras dietéticas e contém uma pequena quantidade de gordura e de proteína. Além das vitaminas e minerais, como a Vitamina A, Vitamina C, vitamina B, Ferro, Magnésio, Potássio, Manganês, Zinco e Fluoreto.

Originária do sudeste da Ásia, a fruta está presente em muitos países, inclusive no Brasil e, por aqui as principais variedades da fruta que você pode encontrar são: banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro.

Outro fator que a deixa tão presente em nossas mesas é o seu valor. Por ser encontrada a preços populares ela sempre está presente à mesa dos brasileiros.
No entanto, a banana traz outros benefícios à saúde. Uma coisa que ninguém sabe é que a fruta é um excelente aliado para quem precisa combater a insônia. A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite.

Já para aqueles que estão pensando em emagrecer e precisam conter os ataques à geladeira, a banana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela é uma opção certeira para quem está de dieta.

Outra variedade que faz muito bem para o organismo, mas ainda é pouco consumida é a banana verde. A fruta nesse estágio é um excelente alimento funcional. Por ainda estar verde, a banana concentra altas quantidades de fibras solúveis como a inulina, sendo considerado um pré-biótico natural, ou seja, substância que ajuda na proliferação das bactérias boas presentes no intestino.

Para quem nunca experimentou banana verde, existe diferentes jeitos de consumir a fruta. Ela pode ser ingerida na forma de farinha ou de biomassa onde conseguimos obter mais benefícios com esta última. A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa, pode ser batida com um suco ou vitamina.

A Banana é uma importante fonte de Potássio, que é conhecido por reduzir a pressão arterial. Isso ajuda a contrabalançar os efeitos do sódio no corpo. O Teor de potássio na Banana é cerca de 500 mg enquanto que ele contém apenas 1 mg de sódio. O potássio ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, e também ajuda a manter o equilíbrio delicado entre o sódio e o potássio.

A Visão pode ser melhorada através do consumo da Banana diariamente. Ela contém alfa e beta-caroteno e Vitamina A, que ajuda na proteção da retina do olho. Degeneração macular relacionada com a idade pode ser impedido pelo seu consumo.

O potássio é conhecido por ser um mineral destruidor do estresse. A Banana também contém triptofano, que é convertido em serotonina. A serotonina atua como um relaxante e, assim, relaxa a mente de uma pessoa e melhora o humor.

A Banana ajuda a fortalece os ossos e melhorar a densidade óssea no corpo. Ela contém fruto oligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como Cálcio e Magnésio. As Bananas verdes possuem ácidos gordos de cadeia curta, o que torna ainda mais benéfico na melhoria da saúde dos ossos.

As Bananas são conhecidas por sua alta quantidade de fibras dietéticas. Estas fibras dietéticas ajudar na ligação e acumulação de partículas de alimentos e ajuda na evacuação eficiente. Por isso, problemas Intestinais e constipação podem ser facilmente evitados com o consumo da Banana. É até benéfico durante a diarreia, uma vez que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e também fornece uma quantidade adequada de potássio.

A Banana é uma excelente fonte em fruto oligossacarídeos, que são pre-bióticos, que ajudam na manutenção das bactérias benéficas no trato digestivo. Estas bactérias ajudar na promoção da digestão e melhorar a saúde do intestino.


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