Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

23 dezembro 2014

Prevenindo o câncer de próstata

A população masculina vem apresentando mudanças significativas e benéficas para a saúde! Hoje em dia é comum e até plausível a preocupação com o físico, a estética e o bem estar. Porém quando se trata de “consulta médica”, exames regulares e check-up, a grande maioria deixa a desejar!
Para prevenir e evitar males maiores, é que existe o médico UROLOGISTA. Especialista em saúde do homem e que poderá lhe esclarecer dúvidas sobre a detecção, tratamento e cura do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e fica localizada abaixo da bexiga e na frente do reto. Responsável pela produção de parte do sêmen, líquido que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Após os 40 anos, ocorrem importantes mudanças físicas e hormonais nos homens, que em conjunto com hábitos não saudáveis, estilo de vida sedentário e fatores genéticos, contribuem para modificações no organismo, podendo acarretar no surgimento de nódulos na próstata.

No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sendo mais comum, em homens com idade superior a 65 anos.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida e agressiva, podendo trazer grandes prejuízos à vida do homem, porém, a grande maioria deles se desenvolve de forma lenta e assintomática, levando até 15 anos para atingir 1 cm, sem ameaçar a saúde. Por isso é extremamente importante a prevenção e diagnóstico precoces.

Sintomas
Muitos pacientes não apresentam nenhum; ou podem ser semelhantes aos sintomas de crescimento benigno da próstata (prostatite). As alterações mais perceptíveis são:
  • Dificuldade ou ardor ao urinar;
  • Necessidade de urinar várias vezes: durante o dia e a noite;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;
  • Infecção urinária de repetição;
  • Dor óssea;
  • Insuficiência renal.
Prevenção
Devem consultar anualmente o médico urologista, os homens a partir de 40 anos de idade com histórico familiar de câncer de próstata, ou aqueles com mais de 45 anos e que não têm história de câncer de próstata na família.

Os principais meios diagnósticos para avaliação da próstata são o toque retal, o exame de sangue para a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) e a ultrassonografia.
Como a próstata fica na frente do reto, o exame de toque retal permite que o médico sinta se há alterações na textura e formato da próstata como: nódulos, tecidos endurecidos, que podem indicar a existência de um câncer em seu estágio inicial.

O PSA é uma substância produzida pela próstata, presente em maior quantidade no sêmen, e em pequena quantidade no sangue. O nível de PSA considerado normal é até 2,5 ng/ml para homens até 50 anos e até 4 ng/ml para homens com idade próxima de 60 anos. Caso o exame acuse valores mais altos de PSA o médico pode solicitar outros exames para um diagnóstico mais preciso.

Hábitos Saudáveis
Antes dos 40 anos a adoção de um estilo de vida saudável, a começar pela alimentação, faz muita diferença. A dica, portanto é abusar dos vegetais (soja e tomate) que possuem fitosteróides e licopeno, comprovadamente benéficos para prevenir alterações malignas nas células da glândula. Vale ressaltar que a prática da atividade sexual também traz benefícios para a saúde da próstata.

O esvaziamento constante da próstata evitaria a permanência prolongada do sêmen em seu interior, quebrando a atividade química desse material biológico com o interior da glândula. Por esse raciocínio, a prática sexual segura* (uso da camisinha), igualmente ajudaria a reduzir as chances de desenvolver o tumor.

Lendas e Mitos
  • O uso de calças justas provoca câncer de próstata?   NÃO
  •  Andar de bicicleta ou ficar sentado muito tempo prejudica a próstata?   NÃO
  •  O uso indiscriminado de anabolizantes (testosterona) é um fator para desenvolver câncer de próstata?  SIM, o excesso de hormônio (testosterona sintética) pode ser bastante prejudicial para a saúde da próstata.
  •  Pai ou irmão com câncer de próstata, antes dos 60 anos aumenta o risco de se ter a doença?  SIM, o risco de se ter a doença em casos de herança genética, aumenta cerca de 3 x mais se comparado a população em geral.
Detecção Precoce
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a detecção precoce de um câncer, compreende duas diferentes estratégias:
  • Diagnóstico Precoce: Voltado para pessoas que apresentam sinais e sintomas iniciais da doença.
  •  Rastreamento: Voltado para pessoas que não apresentam nenhum sintoma (aparentemente saudáveis).

Tratamento
A intervenção precoce é crucial para o tratamento e até mesmo a cura do câncer de próstata. Lembrando que consiste em: acompanhamento especializado contínuo, levando em conta sempre os riscos e benefícios da terapia adotada.
  •  Cirurgia local
  •  Radioterapia
  •  Braquiterapia
Para maiores informações acesse:


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo