Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

13 dezembro 2014

Os componentes dos cereais Integrais

Os cereais, quando em sua forma integral, ou seja, quando todos os componentes do grãos (farelo, gérmen e o endosperma) estão preservados, são muito mais do que fonte de energia. Os cereais integrais possuem componentes e substâncias que exercem importante papel em nosso organismo.
 Vejamos abaixo alguns deles:

Antioxidantes: Os antioxidantes do cereal integral são derivados do ácido fenólico, flavonóides, tocoferóis e tocotrienóis, entre outros. Os cereais integrais contém maior quantidade de antioxidantes que a maioria das frutas.

Fibras: Os cereais integrais têm um alto teor de fibras solúveis e insolúveis.

Fibra solúvel: Conhecida por ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Um dos mecanismos propostos para esta função é a interação da fibra solúvel com os sucos biliares no intestino delgado, aumentando a excreção fecal deles. Isso aumenta a síntese hepática dos sucos biliares, contribuindo para maior excreção de colesterol LDL e sua consecutiva diminuição no sangue.

A fibra solúvel também está relacionada a saciedade. Ela tende a prolongar o esvaziamento gástrico e diminuir a velocidade de absorção dos nutrientes no intestino. Esse efeito ajuda a prolongar a saciedade entre uma refeição e outra. 

Da mesma forma, a fibra dos cereais integrais aumenta a secreção dos hormônios gástricos, incluindo a colecistocinina, que age como fator de saciedade.

A redução na velocidade de absorção de carboidratos, devido ao efeito de fibra solúvel e insolúvel, é um reconhecido fator facilitador da diminuição da secreção de insulina e, portanto, é um fator de proteção contra o risco de Diabetes Mellitus tipo II.

Fibra insolúvel: A fibra dietética aumenta a saciedade e promove um consumo menor de energia, além de diminuir o tempo de trânsito intestinal e aumentar o volume fecal, facilitando o funcionamento intestinal, diminuindo riscos de doenças provocadas pela obstipação.

Fitoesteróis: Sabe-se que tanto os esteróis quanto os estenóis são efetivos para diminuir o colesterol quando são consumidos de 1,3 a 3,4g por dia.

Lignanos: Possuem uma atividade similar à dos estrógenos, pois são capazes de ligar-se a receptores de estrógeno no corpo e modificar o balanço hormonal.
Outra função conhecido é a disputa pelo transportador de colesterol nas células intestinais, o que ajuda a diminuir a absorção do colesterol.

Vitaminas: Os cereais integrais são a fonte natural mais rica  de niacina, que se encontra a camada de aleurona do grãos, acompanhada por muitas outras vitaminas hidrossolúveis como tiamina, riboflavina, ácido fólico, ácido pantotênico, e também, vitaminas lipossolúveis como os tocoferóis (vitamina E).

Minerais: A maioria dos minerais presentes nos cereais integrais encontra-se como complexos cristalinos de fitatos na camada de aleurona do farelo. Os principais minerais são potássio, magnésio, cálcio, ferro, zinco e sódio.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo