Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

19 dezembro 2014

Os benefícios dos exercícios aeróbios

O exercício aeróbio é um exercício contínuo e prolongado, realizado com movimentos não muito rápidos. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumentam o consumo de oxigênio e a frequência cardíaca.
Os exemplos de exercícios aeróbios mais comuns são caminhar, correr, nadar, remar, andar de patins, pedalar e dançar. Todas essas atividades utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Além disso, braços e pernas são movimentados com vigor, por isso aprimoram a resistência cardiorrespiratória e levam a uma boa condição física.

Nestes exercícios a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade da execução para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.
Muitos são os benefícios com a prática regular dos exercícios aeróbios de três a seis dias na semana. Veja alguns deles:
  • Melhora o humor e combate a depressão.
  • Diminui a ansiedade e o estresse.
  • Aumenta muito a autoestima.
  • Melhora do sistema imune.
  • Melhora a qualidade do sono.
  • Fortalece a musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória.
  • Melhora o nível do bom colesterol, o HDL.
  • Aumenta a resistência à fadiga, dando mais disposição para as tarefas do dia a dia.
  • Previne doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade.
  • Provoca a perda de peso.
Os resultados mais imediatos são a melhora da disposição e melhora da circulação sanguínea. Os outros benefícios funcionam como uma poupança: onde quanto mais praticamos, mais acumulamos saúde, através de exercícios como caminhar, pedalar, dançar ou nadar.

É importante a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. Os efeitos acumulativos são os mais eficazes para a saúde, além disso, o índice de lesões é grande com a prática de exercícios esporadicamente. Isso é um fator que deve ser evitado.

Apesar da frequência cardíaca ser um fator individual podemos controlar para que não ultrapasse os 150 batimentos por minuto, valor padronizado por questão de segurança. Observe sua respiração, caso sinta-se ofegante e não consiga falar normalmente, cortando as frases e palavras é sinal que está indo para a classificação de exercícios avançados.

Quando realizamos o exercício aeróbio moderado sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, mas não sentimos o aceleramento excessivo. A respiração é um termômetro para sabermos se estamos no caminho certo. 

A frequência respiratória aumentará, mas de forma sutil e ainda conseguimos conversar com outra pessoa normalmente, enquanto realizamos a atividade.  A partir, do momento que não conseguimos conversar normalmente durante a prática do exercício aeróbio é sinal que devemos diminuir o ritmo.

Além disso, podemos sentir o efeito de relaxamento após os exercícios físicos aeróbios pela liberação de endorfina que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, todas liberadas nos exercícios aeróbios. Esses hormônios são chamados de hormônios do prazer, pelos efeitos de relaxamento que produzem.

Por isso, usem e abusem dos exercícios aeróbios. Desloquem-se a pé sempre que possível!
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo