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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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08 dezembro 2014

Os benefícios da castanha-do-pará

A castanha-do-pará  é um alimento especial, que contém diversas propriedades que beneficiam nossa saúde, sendo rica em alguns componentes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, como as fibras, cálcio, proteína, ferro, potássio, selênio, vitaminas, ácido fólico e zinco.
Um alimento rico em Selênio
Por ser uma grande fonte de selênio, que é o elemento que regula o funcionamento da glândula tireoide, evitando as variações de peso, tornou-se muito popular e passou a ser ainda mais consumida. 

O selênio também é antioxidante, portanto, o consumo de castanha-do-pará protege o organismo dos radicais livres, prevenindo doenças e promovendo uma renovação celular que protege inclusive o cérebro! É que o selênio se une a algumas proteínas produzidas em nosso corpo e assim, formam enzimas que combatem os radicais livres. Sem o selênio, essas proteínas não combatem os micro-organismos danosos e assim, prejudicam as defesas. 

proteção do selênio é especialmente benéfica às células cerebrais, que ficam preservadas, evitando doenças neurodegenerativas, como as senis. Agora, as pesquisas se voltam para pacientes com o temido Mal de Alzheimer, para quem os pesquisadores acham os radicais livres fazem maiores estragos. Esse mineral precioso também ajuda o organismo a se desintoxicar, eliminando substâncias tóxicas e metais pesados que possam ter se alojado nas células.

Consuma uma castanha por dia…
Apenas uma castanha por dia já é suficiente para suprir a quantidade de selênio necessária com sobra, e esta recomendação dos nutrólogos deve ser seguida à risca, pois, se consumido em excesso seguidamente, o selênio pode mostrar um lado ruim: a toxicidade! Isto, claro, se o exagero for cometido todos os dias, se for uma vez ou outra, o máximo que acontecerá será a pessoa ficar com um “bafo de alho” (sim, o hálito fica ruim como se tivesse comido muito alho!) e o consumo exagerado não potencializa a ação das proteínas com o selênio, então, moderação é a palavra de ordem!

Outras propriedades nutricionais da castanha-do-pará
O zinco presente nas castanhas, tanto na do Pará quanto na de caju, é um dos principais responsáveis pela produção de glóbulos brancos, controla a pressão arterial,  reduz sintomas da TPM e o potássio colabora no desenvolvimento dos músculos.

A castanha também possui gorduras monoinsaturadas que reduzem os níveis de LDL, o colesterol ruim e aumenta o HDL, o bom colesterol, responsável por desobstruir as artérias, assim, são excelentes preventivas de problemas cardíacos. Mesmo sendo benéficas, essas gorduras são calóricas, também por isso, o consumo deve ser moderado.

Podem ser acrescentadas aos iogurtes, frutas, cereais, em lascas ou raladas misturadas ao arroz, sopas, ou ainda em diversas outras receitas. O ideal é que sejam consumidas cruas.


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