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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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19 dezembro 2014

Homens: para viver mais, cuidem-se melhor

Especialista em saúde masculina dá um puxão de orelha nos descuidados com o próprio bem-estar
The New York Times

Como regra geral, os homens são bastante descuidados com a saúde. Encolhem os ombros, em sinal de desdém, a qualquer lesão, odeiam ir ao médico e não dão muita atenção aos sinais de alerta de problemas graves.

De acordo com a Men’s Health Network – associação americana sem fins lucrativos que promove uma vida saudável para o sexo masculino – os homens são menos saudáveis e têm uma expectativa de vida mais baixa do que as mulheres. E mais da metade das mortes prematuras entre os homens poderiam ser prevenidas.

“Os homens detêm a liderança em nove das dez principais causas de morte”, afirma Scott Williams, vice-presidente da associação. “Estamos ficando para trás em relação às mulheres quando o assunto é saúde.”

Williams diz que a principal forma dos homens melhorarem a qualidade de vida e a longevidade é começando a desenvolver algum interesse pessoal pela saúde. No Brasil, médicos criaram um grupo para convencer homem a ir ao consultório.

“Se observarmos as estatísticas, as mulheres têm probabilidade 100% maior de buscar tratamentos preventivos do que os homens. Isso é assustador”, disse ele.
O primeiro passo é marcar uma consulta médica para uma avaliação física geral. E, ao consultar o médico, não deixar de fazer perguntas. Pergunte quais exames laboratoriais são recomendados para o homem de sua faixa etária e quais são seus fatores de risco em relação às doenças mais graves.

Eles também devem mencionar quaisquer problemas que já tenham há algum tempo, mesmo se os mesmos são particulares ou causam algum constrangimento. Os especialistas são unânimes em afirmar que os homens precisam ser honestos em relação a algumas questões – como a disfunção erétil e o consumo de álcool e de cigarros – pois os médicos não podem desempenhar suas funções a menos que tenham uma idéia geral da saúde do paciente.

Dicas para se preparar para o check-up:
  • Leve uma lista de todos os medicamentos e suplementos que está tomando.
  • Escreva um histórico completo da saúde de sua família. A saúde de familiares pode oferecer pistas de doenças que você pode estar propenso a desenvolver.
  • Faça uma lista de quaisquer alergias ou reações a medicamentos que já tenha tido.
Não pense que já está tudo pronto depois do check-up. É preciso seguir à risca as recomendações médicas, se necessário fazendo mudanças no estilo de vida para manter-se saudável e em forma. Além disso, tente criar e seguir um estilo de vida que inclua:

Bons hábitos alimentares
Ao reduzir o consumo de gorduras saturadas, gorduras trans e carboidratos simples, você pode diminuir os riscos de desenvolver problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas e diabetes. Alimentos saudáveis – frutas, verduras, grãos integrais, carnes magras e laticínios desnatados – dão ao organismo as ferramentas necessárias para seu restabelecimento e reabastecimento.


Exercícios
É comprovado que a prática de exercícios ajuda a melhorar a saúde cardíaca e a controlar melhor os níveis de glicose no sangue. O exercício também funciona como antidepressivo natural. Se você não é do tipo que consegue se exercitar todos os dias, estacione seu carro mais longe ou prefira utilizar as escadas ao elevador. Sempre que possível, faça algo para exercitar o corpo. Isso é muito importante, tanto para a saúde cardiovascular como para a mental.


Relações familiares
Pais podem começar passando mais tempo com os filhos. Estes vão se beneficiar da atenção dos pais e vice-versa. De um ponto de vista puramente egocêntrico, os homens tendem a cuidar melhor de si por acreditar que precisam dar um bom exemplo e estar presente para os filhos. Só isso já é um ótimo motivo para se cuidar, não?

“Os homens precisam começar a cuidar tão bem do corpo como cuidam de seus carros. Se vamos fazer uma mudança, é exatamente aí que devemos começar”, diz Williams.

* Por Dennis Thompson
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