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As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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21 dezembro 2014

Envelhecer com saúde e alegria é possível

A expectativa de vida da população vem crescendo em todo o mundo. Entre 1980 e 2009, segundo o IBGE, a esperança de vida aos 60 anos cresceu, mostrando que em 2009 uma pessoa que chegasse aos 60 anos poderia viver em média até os 81 anos, contra os 76 de vida média em 1980. Porém, não importa a idade ou o sexo, os cuidados com a saúde devem iniciar-se desde cedo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1999, reconheceu a importância de as pessoas idosas continuarem a fazer parte da sociedade e, com isto, alcançarem condições mais saudáveis para si. A má alimentação ainda é o fator preponderante no surgimento de várias doenças, principalmente as coronarianas.

Alimente-se bem
Assim como os jovens, os idosos devem tomar bastante cuidado com sua alimentação. Confira algumas dicas de especialistas para alimentar-se de maneira mais saudável:
  • Consuma maior quantidade de fibras, verduras e frutas;
  • Evite banha de porco, bacon e azeite de dendê;
  • Dê preferência aos óleos vegetais (soja, milho e oliva);
  • Substitua leite e seus derivados integrais por desnatados;
  • Retire a pele do frango antes de seu cozimento.
Você sabia? Com o passar dos anos, a musculatura humana vai perdendo o tônus, o que torna necessário o consumo de proteínas para reduzir a flacidez. Há, ainda, diminuição da absorção de alguns nutrientes que são consumidos, porém, não são bem aproveitados pelo organismo. Isso pode ocorrer em alguns casos por uma patologia, mas, em especial, na terceira idade é comum, pela utilização constante de medicamentos.

Nada de sedentarismo!
Manter-se ativo traz inúmeros benefícios físicos e psicológicos, principalmente nesta fase da vida. Estudos mostram que a atividade física regular é capaz de conservar o corpo cerca de 10 a 15 anos mais jovem do que ele realmente é.

Antes de dar início aos exercícios físicos, é preciso consultar um médico, pois é ele quem vai dizer que atividades cada indivíduo pode e deve fazer. Veja alguns dos benefícios que a atividade física traz ao indivíduo:
  • Reduz os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e aumenta os níveis de colesterol “bom” (HDL);
  • Diminui o estresse;
  • Mantém os ossos e as articulações fortes, trazendo maior flexibilidade ao corpo;
  • Traz maior mobilidade e resistência a lesões;
  • Melhora o humor e o sono;
  • Dá mais energia e disposição.
A receita da prevenção
Na terceira idade, se prevenir é essencial para uma vida mais saudável e sem maiores riscos. Fazer um check-up anual com seu médico e manter-se ativo no dia a dia são dicas que devem ser seguidas nesta fase da vida.

Check-up: A partir dos 45 anos, homens e mulheres devem realizar ao menos um check-up anual. Esse controle periódico serve para diagnósticos precoces e controle de doenças crônicas.

Atividade intelectual: Um dos problemas mais comuns entre os idosos é a depressão. É hora de fazer cursos, ler, debater, colocar a cabeça para funcionar. Isso mantém o bom humor, abre a possibilidade de cultivar amizades e estar atualizado, para sentir-se participante do mundo.


Revista Unidas – União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde
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