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25 dezembro 2014

Como compensar os abusos do Natal

Cerveja, churrasco e porções de salgados fazem parte do Natal de boa parte das pessoas. Mesmo quando consumidos com moderação, é fato que representam algumas calorias a mais. E é aí que mora o perigo – afinal, como diz o ditado, é de grão em grão que a galinha enche o papo.
Não tem problema se você pesar um quilo a mais depois do Natal, contanto que ele tenha sido perdido no dia anterior.

Para que a conta fique no azul, é preciso fazer atividades físicas durante a semana. Uma latinha de cerveja (350 ml) tem 147 calorias, por exemplo. Andar de bicicleta por meia hora equivale à mesma quantidade de calorias queimadas, segundo a American College of Sports Medicine, maior organização do mundo em medicina do esporte e ciência do exercício. 

Então basta compensar os goles do Natal com algumas pedaladas? Não é bem assim: para uma vida saudável, não é só a quantidade de calorias que deve ser considerada – a cerveja, por exemplo, desidrata o organismo devido à presença do álcool e, em excesso, aumenta a pressão sanguínea.

Quanto às carnes vermelhas, a picanha, uma das mais requisitadas, tem 287 calorias em uma fatia de 100 gramas, segundo um estudo da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Quase o mesmo eliminado em 40 minutos de caminhada ou 30 minutos de corrida leve. 

O lado bom é que elas têm bastante proteína. A má notícia é que as carnes vermelhas são fontes de gorduras saturadas, que aumentam o chamado colesterol ruim (LDL) e podem levar ao entupimento das artérias – com risco de enfarte, portanto. Não precisa ficar sem comer churrasco, mas convém diminuir os espetos de picanha e aumentar os de filé mignon (140 kcal em 100 gramas) e filé de frango (101 kcal). Evite lingüiça (300 kcal) e cupim (210 kcal).

Os salgados também estão nessa lista de abusos. Uma coxinha de frango (142 kcal) e um risole de queijo (150 kcal) representam, somados, quase 300 calorias, por exemplo. Para perder esse tanto, é necessária aproximadamente uma hora e meia de musculação com peso leve ou 45 minutos de futebol ou ainda 40 minutos de natação. O problema é que a maioria desses quitutes é frita, ou seja, mais uma fonte de gordura saturada. Pior para o coração. 

O mesmo vale para croquete (87 kcal cada unidade), empanada de frango (179 kcal), pastel de carne (84 kcal), bolinho de bacalhau (170 kcal) e uma porção média de batata frita (458 kcal). Um pouco melhor, até por não ser frita, é a esfirra de carne (65 kcal).

Aos que preferem a corrida para queimar calorias, há um método prático para contar o quanto já foi eliminado. A técnica não é 100% exata, mas funciona como um bom indicador: multiplica-se o peso pela distância percorrida. Uma pessoa com 80 quilos que correu três quilômetros perdeu, em média, 240 calorias. No geral, recomenda-se cinco dias de exercícios leves por semana ou três dias em um volume mais intenso.
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