Arquivo do blog

Marcadores

Theme Support

Unordered List

Recent Posts

Tecnologia do Blogger.

Atenção:

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: III - a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra; as imagens deste blog são retiradas da internet, se quiser credito pela autoria ou quiser que remova, é só entrar em contato conosco.

Importante:

As informações e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Seja + Um

Pesquisa

Arquivo

Seguir po Email

Tradutor

Calcule seu IMC

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm

02 dezembro 2014

Aproveite para exercitar-se em praças e parques

É crescente o número de praças e parques com aparelhos e equipamentos que desejam promover a prática esportiva. No entanto, devemos lembrar que muitos fatores são importantes para que uma pessoa se exercite de forma correta, segura, eficiente e assim, consiga ter benefícios com a prática esportiva.
Há alguns anos no Brasil começaram a ser instalados equipamentos de ginástica em parques e praças da maioria das cidades. O objetivo dessas academias a céu aberto, apelidadas de ATIs - Academias para a Terceira Idade – era estimular a prática de exercícios físicos entre a população mais velha, democratizando os equipamentos, graças a iniciativas conjuntas entre o poder público e a iniciativa privada. 

Inspirados no conceito de ‘envelhecimento ativo’, tal como foi proposto pela Organização Mundial de Saúde, esses espaços vem se multiplicando não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Além de ser uma alternativa gratuita ao sedentarismo, as ATIs fazem sucesso porque promovem a sociabilidade e acabam até servindo para revitalizar espaços públicos. Hoje mais de mil cidades brasileiras possuem academias ao ar livre. Todas estão localizadas em espaços de fácil acesso. 

Os equipamentos são multifuncionais, de uso simples e simulam os movimentos básicos do corpo. A rigor, não existem restrições para a prática, mas é claro que o uso desses equipamentos deve ser feito com cautela por quem tenha qualquer limitação física. E em todos existe a recomendação para aconselhar-se com seu médico antes de começar a praticar.

Também é indispensável levar em conta as diferenças individuais, tais como: nível de condicionamento, limitações, problemas físicos (ósseos, articulares, ligamentares, musculares), problemas de saúde, objetivos do treino, entre outros fatores.

É muito importante que a pessoa saiba o que está fazendo e se está fazendo o exercício de forma correta e segura para não se machucar. São comuns, pessoas que chegam a estas praças observam o que outra pessoa está fazendo e depois tentam copiar o movimento. Muitas vezes não sabem o que estão fazendo e copiam o movimento de forma errada, principalmente se a outra pessoa também o fez de forma errada.

Um dos aparelhos mais concorridos é o simulador de caminhada, porém, esse equipamento não é recomendado para todos. Há restrições para pessoas com problemas no quadril e pernas, além de ser um equipamento perigoso para o idoso, pois exige equilíbrio para entrar e sair no aparelho e também para se manter nele. Uma queda pode causar uma grave lesão no quadril, joelho, tornozelo ou mesmo na coluna.

Para melhor aproveitamento dos equipamentos, o ideal é que existissem nessas praças, educadores físicos que poderiam realizar um questionário com os frequentadores, montar um programa de treino adequado a cada um, seguindo uma programação visando o objetivo, limitação e necessidade de cada pessoa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Junte-se aos Amigos

Leve-me!!

Saúde Um Desafio - Sua saúde, seu bem estar!

Calcule o seu IMC

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calculadora IMC

Curta-nos no Facebook

Adicione-me no Google+

Siga-me!!

Postagens populares

Marcadores

 
▲Topo